21 dezembro 2017

UECE/CONSU aprovam resolução para Substitutos/Substitutas

Regulamentação da gestão esconde situações que impedem categoria de assumir pesquisa e extensão.

A Universidade Estadual do Ceará deu o primeiro passo em direção a mudar as condições gestão de professores/as Substitutos/as, aproximando-os da isonomia entre titulares e substitutos/as.Na reunião do Conselho Universitário, realizada na tarde dessa segunda-feira, dia 18 de dezembro de 2017, foi aprovado uma termo de conduta delimitador da forma como professores e professoras irão se relacionar, profissionalmente, com a UECE. “Regulamentar as condições de trabalho para professores/as substitutos/as é um passo importante”, realça a presidente do SINDUECE, Sâmbara Paula Francelino. No entanto, ela reclama o “esfacelamento” da proposta construída por uma comissão de profissionais e professores, que ao longo do ano de 2017 construiu um Termo de Gestão de Trabalho. “Mais uma vez, argumentos absurdos foram utilizados para desconstruir pontos importantes da resolução”, enfatiza a presidente.

Outro professor, Rivanildo Silva, contratado como substituto junto à UECE, e representante dos Substitutos e Substitutas nessa luta pela isonomia de condições de trabalho entre titulares e substitutos/as, também apontou incoerências e absurdos nas condições estabelecidas a partir da desconstrução da proposta original. “A partir do que foi aprovado pelo Consu, os substitutos/as só poderão apresentar titulação para progressão após durantes o primeiro ano de contrato”, denunciou Rivanildo, acrescentando ainda como “o grande golpe” a inclusão, num parágrafo do artigo onde se possibilita a participação dos substitutos/as nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, limitando nos “parágrafos ao tempo de contrato. Isso, na prática, inviabiliza que possamos assumir trabalhos de pesquisa e extensão. A atividade precisa estar dentro dos contratos, ou seja, eles acabam impedindo que possamos assumir como coordenadores”, denuncia Rivanildo.