Principal » Notícias » Mais notícias »

04 novembro 2016

Nota da Sinduece, Sindiuva e Sindurca sobre a Audiência na COMINE

Em 3 de outubro de 2016 as Seções Sindicais do ANDES-SN nas universidades estaduais – SINDUECE, SINDIUVA e SINDURCA – impetraram requerimento à COMINE – Comissão Interministerial de Negociação Coletiva no Âmbito da Administração Pública, composta por representantes do Ministério Público Federal (Procuradoria da República, no Ceará), Ministério Público Federal e Ministério Público do Trabalho, solicitando MEDIAÇÃO junto ao governo do Estado do Ceará, com o fim de resolver o impasse da greve na UECE e na UVA, que já durava 5 meses.

Atendendo ao requerimento, a COMINE convocou audiência para ontem, quinta-feira (3/11), na sede do Ministério Público do Trabalho, com a presença de representantes sindicais (SINDUECE, SINDIUVA e SINDURCA), Procuradoria Geral do Estado do Ceará, Secretaria do Planejamento e Gestão, Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, e administração superior da UVA e URCA. A condução da audiência ficou a cargo da Dra. Grecianny Carvalho Cordeiro, promotora de Justiça, e do Dr. Francisco Gerson Marques de Lima, procurador Regional do Trabalho.

Em função da suspensão das greves na UECE e UVA, já ocorridas em 21 e 25 de outubro, respectivamente, a audiência pautou-se, então, sobre o “TERMO DE COMPROMISSO DO GOVERNO CAMILO SANTANA COM O MOVIMENTO SINDICAL”, mais precisamente sobre os pontos do referido Termo que não houve avanço nas negociações com o governo.

Com o objetivo de buscar alternativas para viabilizar condições adequadas ao ensino, pesquisa e extensão nas universidades e garantir diretos da carreira e do salário dos professores, e, dessa maneira, evitar possível retorno ao movimento paredista nas universidades estaduais, a COMINE propôs a criação de um GRUPO DE TRABALHO, composto por representantes do Governo, Universidades e Sindicatos, para tratar dos pontos do TERMO, que não obtiveram avanço nas negociações com o governo Camilo Santana. O governo se comprometeu em responder, sobre essa alternativa de mediação, até 17 de novembro de 2016.

Uma nova audiência ficou marcada para o dia 15 de dezembro de 2016, às 14 horas, quando deverá ser discutida nova proposta do referido Termo de Compromisso do governo com propostas concretas sobre os itens considerados insuficientes pelo movimento docente. As partes concordaram com a proposta apresentada pela COMINE e a audiência foi encerrada.

A luta continua em defesa dos salários, da carreira, de condições dignas de trabalho e estudo – pela universidade pública, laica, democrática e de qualidade socialmente referenciada.

Fortaleza-Ceará, 03 de novembro de 2016.

Diretorias da SINDUECE, SINDIUVA, SINDURCA do ANDES-SN.

Baixe aqui o requerimento/apreciação prévia/termo de audiência.