12 maio 2016

Nota sobre as decisões da assembleia dos professores da UECE – A organicidade da greve

A diretoria da SINDUECE-SS do ANDES-SN, informa que a assembleia de professores realizada em 10 de maio de 2016, deliberou, com apenas 1 abstenção e com total de 119 presenças, pelos seguintes pontos:

1. Aprovação da Agenda de Atividades da Greve;
  2. Criação, com os demais segmentos do serviço público, de Comitês Regionais em Defesa do Serviço Público nas sete regiões onde se encontram localizados os campi da Universidade Estadual do Ceará (Fortaleza, Quixadá, Limoeiro do Norte, Crateús, Iguatu, Tauá e Itapipoca) para expandir e enraizar as ações de mobilização/greve. Articular, também, com as regiões do Crato e Sobral, onde se localizam, respectivamente, a Urca e a Uva;
  3. Paralisação total do Calendário das Atividades Acadêmicas da Uece, sem prejuízo financeiro para os estudantes-bolsistas e nem prejuízo na reposição de aulas com o término da greve;
  4. Participação do Ato da Educação Básica, no dia 11 de maio, às 8 horas, no Cambeba, como atividade unificada de greve entre servidores públicos;
  5. Construção de Ato Unificado dos Servidores Públicos, para a semana de 16 a 20 de maio, com sugestão de percurso da Assembleia Legislativa ao Palácio do Governo, com objetivo de mostrar à sociedade cearense a crise nos serviços públicos do Estado do Ceará, causada pelo abando do poder público, bem como forçar a abertura das negociações junto ao governo Camilo Santana. A realização desse Ato será acordada e definida com os demais segmentos do serviço público;
  6. Pressionar o governo do estado para garantir Bolsas de Estudos aos estudantes de pós-graduação pública, gratuita e presencial da Uece;
  7. Exigir do governo que implemente Política de Segurança Pública nos campi da Uece;
  8. Confirmação da Greve da Uece.

Deliberamos, ainda, por dedicar esse dia de paralisação dos professores da Uece a todas as expressões/mobilizações contra o golpe parlamentar em curso no Brasil. Também, como forma de homenagem, dedicamos a assembleia geral dos professores, realizada hoje, à professora doutora Cláudia Maria Magalhães Grangeiro, do curso de Geografia da Uece, que faleceu no último dia 26 de fevereiro.

Por fim, conclamamos a todos, que formam o coletivo da Uece, para mantermo-nos firmes e engajados na luta. Rumo à construção da Greve Geral, em todo o Ceará, para defender os direitos dos servidores públicos e o serviço público. Para defender a Educação Básica e Superior pública, gratuita, presencial e financiada pelo Estado.

Fortaleza-Ceará, 10 de maio de 2016.

Diretoria da SINDUECE-SS do ANDES-SN

Faça o download aqui.