SINDUECE

#GlauberFica – Nota em defesa do Mandato do Glauber Braga

A jovem democracia brasileira, que ainda se reestrutura e tenta varrer as sombras da ditadura militar e da impunidade que a acompanhou, precisa ser defendida diligentemente por aqueles e aquelas que a prezam. Enquanto ainda lutamos pela definitiva responsabilização dos envolvidos nos ataques ao Estado Democrático de Direito, testemunhamos com preocupação o grave movimento para cassar o mandato do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ), conhecido por sua atuação comprometida com os interesses populares e por denunciar os esquemas do orçamento secreto.

O mesmo Conselho de Ética que aprovou a cassação de Glauber Braga nesta quarta-feira (9) não julgou do mesmo modo casos como dos políticos Chiquinho Brazão, acusado de envolvimento no assassinato de Marielle Franco; não cassou Carla Zambelli (PL), que perseguiu armada um jovem negro às vésperas das eleições; e tampouco puniu o Delegado da Cunha (PP), flagrado ameaçando a ex-companheira com arma de fogo em vídeo divulgado em rede nacional. Essa curiosa seletividade aponta uma evidente desproporcionalidade, ataque à pluralidade partidária e à diversidade política no legislativo.

O deputado Glauber Braga construiu um mandato marcado pelo combate às injustiças sociais, defendendo os povos indígenas, a reforma agrária, os direitos das mulheres e outras causas urgentes e necessárias para a sociedade brasileira. Sua atuação crítica frente aos absurdos do Congresso, especialmente na denúncia do orçamento secreto, representa a política que defendemos e as vozes que nossa democracia precisa preservar.

A possível cassação de seu mandato significaria não apenas um retrocesso democrático, mas também um ataque direto ao campo progressista. Diante desse cenário, convocamos todos(as) os(as) defensores(as) da democracia a se mobilizarem contra essa manobra autoritária. A multiplicidade de ideias e o posicionamento crítico são pilares fundamentais do sistema democrático que não podemos abrir mão.

Glauber FICA! Em defesa da democracia, da pluralidade partidária e do comprometimento político crítico.

Leave a comment

Leave a comment