SINDUECE

IV Encontro da Regional NE1 do ANDES-SN encerra com debates estratégicos e reforço de agenda de lutas nacional

O IV Encontro da Regional Nordeste 1 do ANDES-SN, realizado nos dias 25 e 26 de abril na Universidade Estadual do Ceará (UECE), reuniu representantes docentes de quatro instituições públicas de ensino superior para discutir temas cruciais para a categoria e a sociedade. Com o tema “Só o ANDES-SN nos representa: dos locais de trabalho às ruas em defesa da educação”, o evento organizado pela Sinduece abordou desde a preservação da memória sobre a ditadura militar até os desafios contemporâneos do movimento sindical.

O primeiro dia de atividades destacou-se pelo debate “Memória, Verdade, Justiça e Reparação: Sem anistia e impunidade”, que contou com as participações do professor Gilberto Calil, representante nacional do ANDES-SN, e do professor Eudes Baima, da UECE. 

Os docentes apresentaram documentos históricos sobre a repressão política nas universidades cearenses durante o regime militar, com base nas investigações da Comissão da Verdade UFC/UECE compiladas no livro “Tempos de Nunca Mais”, distribuído gratuitamente aos participantes. Assim como exposição das principais obras que propagam desinformação e revisionismo histórico. O material apresentado também fez parte do Seminário: 60 anos do Golpe de Estado de 1964 do ANDES-SN.

A programação seguiu com a exposição da pesquisadora Soraya Vanini Tupinambá, coordenadora do Projeto Terramar, que alertou sobre os impactos socioambientais e contradições dos grandes projetos de energia renovável no Nordeste, que impactam o meio ambiente e a vida dos locais. 

A especialista destacou a necessidade dos sindicatos se engajarem na discussão sobre a construção política dos futuros possíveis em meios de crise climática, que respeitem os direitos das comunidades tradicionais e contornem o ponto crítico que o modelo de sociedade capitalista impôs. A Regional NE1 comprometeu-se em apoiar o lançamento do relatório construído juntamente com o Intervozes, que denuncia a realidade vivida por essas comunidades em meio ao colapso ambiental.

Ainda na quinta-feira (25), a professora Helena Martins apresentou o Plano de Comunicação do ANDES-SN, enfatizando a importância de estratégias comunicacionais integradas entre as seções sindicais. O primeiro dia encerrou-se com a mesa “Só o ANDES nos representa, lutar não é crime”, que analisou a trajetória do sindicalismo docente brasileiro e o papel do ANDES-SN na defesa dos interesses da categoria através das deliberações construídas em seus congressos.

No segundo e último dia, as discussões se concentraram nas estratégias de fortalecimento sindical, com relatos das seções da ADUFPI, Sindiuva, ADUFC e Sinduece sobre desafios comuns, as/os sindicalistas analisaram o aumento de sua base de filiados após a deflagração de movimentos paredistas, em 2024, frente ao cenário nacional de redução no número bruto de sindicalizações. Os participantes também revisitaram as deliberações do 43º Congresso do ANDES-SN, discutindo formas de implementar as resoluções nas respectivas instituições de ensino.

O encontro encerrou-se com avaliações positivas dos participantes, que destacaram a qualidade dos debates e a importância da articulação regional para enfrentar os desafios atuais da educação pública.

A Sinduece, como anfitriã do evento, agradeceu a participação de todos/as docentes e discentes que responderam ao convite e parabenizou a qualidade da programação idealizada pela Regional NE1.

Leave a comment

Leave a comment