Com profunda tristeza nos despedimos de Erasmo Ruiz, mais que um colega de profissão, um leal companheiro e amigo que deixou marcas indeléveis em nossas vidas e em nossa luta.
Erasmo esteve conosco em momentos decisivos, já compondo nosso diretoria sindical e, no último biênio (2023-2025), desempenhou importante papel no Conselho de Representantes. Sempre contribuindo com sua fina capacidade de aliar o pessimismo a inteligência, como um nato apreciador de Gramsci.
Além de um ser humano singular, Erasmo era um dedicado docente, psicólogo e sindicalista, múltiplas faces que ele exercia com maestria. Hoje, torna-se para nós uma saudade irreparável: de um amigo insubstituível, parceiro de conversas, um mestre, um guia e um pai amoroso. Sua partida nos deixa um vazio imenso, mas também a certeza de que seu legado seguirá vivo em cada conquista que celebrarmos.
Em sua passagem por aqui, Erasmo nos presenteou com seus escritos, seu conhecimento, sua curiosidade pelo mundo, pela cultura, arte e os saberes da mente. Desfrutou vivamente o presente, e sua alma jovem e amorosa inspirou e seguirá inspirando a todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo.
Nossos sentimentos a todos e todas que, como nós, sentem a dor desta perda. A tristeza que nos une é um testemunho da grandeza de sua vida e do impacto que teve em cada um de nós.
Erasmo Ruiz, presente!
Caro amigo, receba nossa homenagem de onde estiver. Sempre em nossos corações e lembranças!