REUNIÃO – Sinduece marca presença em Semana Pedagógica e discute a resolução coletiva Titular
Na última quarta-feira (24), a Sinduece foi convidada a participar da Semana Pedagógica da FECLI – Iguatu. O presidente da entidade, Pedro Costa, apresentou a resolução coletiva aprovada na última Assembleia Docente, realizada em 19 de setembro.
Durante o encontro, foram destacados os diferenciais da resolução elaborada em conjunto com a categoria, que será defendida pelos docentes no Conselho Universitário (CONSU). O texto garante que o acesso à classe Titular ocorra sem barreiras desmedidas e sem a supervalorização de determinadas atividades em detrimento de outras. A resolução também prevê que o acesso se dê sem depender de editais específicos, seguindo o mesmo processo das demais promoções.
A proposta ainda propõe a apresentação de uma tese inédita como alternativa ao memorial. Embora a exigência do memorial seja aceita, a comprovação documental de toda a trajetória docente é considerada excessivamente burocrática, já que os documentos foram apresentados em promoções anteriores.
Os critérios de avaliação também foram recusados com a proposição de que o desempenho acadêmico exigido para a Classe Titular siga parâmetros semelhantes aos da Resolução 1686/2021 do CONSU, que regulamenta as normas de desenvolvimento funcional da carreira na Funece.
A resolução completa já está disponível para leitura. Os presentes também foram convidados a participar da campanha “Titular com barreira, não”, que defende o acesso ao topo da carreira para todos os docentes interessados, resultado direto da greve de 2024.
A questão do novo sistema de frequência também foi discutida e será debatida com a Reitoria nos próximos dias.