SINDUECE – Seção Sindical dos Docentes na UECE

APOIO – À Greve Docente Universidade Estadual da Paraíba e Repúdio Contra os Ataques à Representação Sindical

A Sinduece reitera seu apoio e solidariedade de classe aos e às docentes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que completam um mês em greve pela valorização da educação pública e pela recomposição de seus direitos. Enquanto lutam legitimamente por melhores condições de trabalho e pelo reajuste salarial necessário, após acumularem mais de 22% de perdas juntamente com pendências no pagamento das ascensões funcionais, são confrontados com falsas acusações sobre o caráter de sua mobilização por parte do Governo do Estado.

É inaceitável a postura de qualquer representante democraticamente eleito optar por atacar e falsear a realidade, insinuando que a luta das trabalhadoras/es da educação teria “fins eleitoreiros”. Tal acusação ignora por completo o desfinanciamento histórico que a UEPB sofre há mais de uma década, com repasses orçamentários inferiores ao determinado pela Constituição desde 2012, como denunciou a ADUEPB. Insinuações que tentam manchar o caráter dessa luta, só revelam o desconhecimento da realidade em que vivem os equipamentos e as servidoras/es do estado.

Por isso, a Sinduece repudia as tentativas de deslegitimação do movimento e reafirma seu apoio ao movimento grevista que defende sua autonomia universitária e o espaço de produção de conhecimento científico para todo país. Estendemos, ainda, nossa solidariedade à ADUEPB, seção sindical que representa estes bravos/as docentes, que segue na combatividade e firme defesa do ensino superior público e do patrimônio do povo paraibano. 

Reiteramos que a luta da UEPB não é apenas local: é parte da resistência nacional contra o sucateamento da educação superior estadual. Assim, companheiros e companheiras da UEPB, nosso recado: Seguimos juntos e juntas, pois só a luta muda a vida!

Fonte: ADUEPB, ANDES-SN, Jornal da Paraíba

Leave a comment

Leave a comment