No dia 16 de abril de 2024, ocorreu mais um encontro do Comando de Greve da UECE, com a presença de professores e professoras e uma ampla participação das representações estudantis. A reunião teve lugar no Auditório Paulo Petrola.
Foi feita uma revisão das deliberações da última assembleia docente, realizada na última segunda-feira (15), como a rejeição da proposta de suspensão da greve em troca da mesa de negociação e retirada dos processos de criminalização do movimento pela PGE e Reitoria. Vale salientar que a mesma proposta ocorreu na greve do Detran, que aceitou a mesa de negociação e recuou para a decisão de continuidade da greve devido ao fato de que nenhum avanço das pautas propostas terem sido realizadas.
No mesmo dia, foi decidido que a Sinduece enviará solicitação para que a Reitoria retire o nome do pedido de ilegalidade, que corre contra a greve da UECE. Foi encaminhado ainda que seja feita a divulgação das pautas da greve nas rádios locais.
Também foi mencionada a presença da Sinduece nos espaços de mobilização de outras entidades, como o espaço da greve do sindicato dos Institutos Federais e na plenária de construção do 1º de Maio, realizado pela CUT.
O encontro também foi momento de informe do movimento estudantil que na manhã de ontem (16) realizou sua assembleia com a presença de 539 estudantes, que votaram pela greve com 25 votos contra e 2 abstenções. A Assembleia seguiu pela noite, a partir das 18h30min, e marcou a presença de mais de 1000 estudantes, que deflagraram a greve estudantil da UECE. Foi encaminhado pelo movimento discente o envio de um documento com as pautas para a administração superior da UECE.
Na reunião do CG, fez-se novamente o chamado à mobilização: Greve se faz na Universidade, não em casa. Urge que docentes e estudantes chamem mais uma e mais um para se somarem nas atividades, assim como divulgarem suas atividades nos GTs e comunidades no WhatsApp a fim de facilitar o conhecimento das atividades que estão acontecendo e aumentarem as suas proposições. A participação de todas, todes e todos é bem vinda, assim como suas colaborações.
Ato Unificado
imagem: Raquel Lima/Ascom Sinduece
Na manhã de hoje (17), as Universidades Estaduais realizaram um ato unificado, como deliberado em suas assembleias. Docentes da UECE, URCA e UVA estiveram presentes, juntamente com uma grande presença estudantil dos campi do Interior dessas instituições. Além disso, diversas entidades sindicais, incluindo Sindetran, Fuaspec, Sindsop, Sinddpen, Sindicato da Construção Civil, Sassec, ASSTDS, Sindisfice e ADUFC, demonstraram solidariedade participando do evento.
O ato enfrentou obstáculos impostos pelo Governo, como a tentativa de bloqueio do carro de som, que foi liberado apenas com a intervenção do deputado estadual Renato Roseno (PSOL), e a interrupção dos ônibus vindos do interior pela Polícia, na Av. Antônio Sales. No entanto, após negociações, o movimento conseguiu prosseguir, culminando em uma grande manifestação que bloqueou a Rua Tenente Benévolo e a Silvia Paulet.
A concentração teve início às 8 horas e contou com três blocos de discursos, incluindo representantes das entidades sindicais e do movimento estudantil, encerrando às 12 horas. O governador Elmano de Freitas não recebeu representantes sindicais nem indicou uma data para fazê-lo. A greve continua, lutar não é crime.
ENCAMINHAMENTOS DA REUNIÃO DO CG:
1. Organização do 1º de maio a ser realizado em conjunto com a CUT e outras centrais sindicais buscando dialogar com as categorias em greve. As atividades iniciarão no mesmo dia na frente da UECE, a partir de 8 horas, e desencadeará em um ato que caminhará até a praça da Cruz Grande, localizada no bairro Serrinha, nas proximidades da UECE/Itaperi.
2. Plenária do Fórum permanente em defesa dos direitos que ocorrerá dia 17 de abril de 2024 às 16h e será na ANACOM Ceará.
3. Proposta de realizar um espaço sobre o que é o sindicato, sua história, as lutas pela educação, o que é o instrumento de greve, como se organiza, quais as formas e estratégias que o mesmo tem e pode propor.
4. Enviar mensagem para o Zap do CETv (85-988999577) e da Tv Jangadeiro (85-981353131) de maneira contundente para que a pauta das estaduais seja visibilizada em rede televisiva local.