SINDUECE – Seção Sindical dos Docentes na UECE

UECE – Presidente da Sinduece denuncia situação precária das Universidades Estaduais no podcast As Cunhãs

A situação precária das universidades estaduais do Ceará foi exposta nesta terça-feira (14), no episódio 171 do podcast As Cunhãs, com as informações disponibilizadas pelo presidente da Sinduece, Nilson Cardoso.  Salários corroídos pela inflação e sem reajuste linear, a carência de docentes e a desvalorização dos Servidores Técnico-Administrativos foram os destaques na fala do sindicalista.

Demora na convocação

A jornalista e uma das apresentadoras do podcast, Inês Aparecida, chama atenção quanto a situação dos concursos das universidades estaduais, “por exemplo, URCA e UVA ainda não concluíram seus concursos e a cerca de 350 a 400 vagas. (Quanto à UECE) dos concursos realizados foram aprovados 385 professores, e chamaram 200”.

Além disso, o presidente da Sinduece compartilhou com a jornalista que todas/os as/os docentes aprovados serão convocados ainda em 2023, mesmo diante da falta de locais para alocá-los. A decisão de antecipar as convocações vem diante da previsão de falta de verba para o ano de 2024, o que impossibilita a convocação se ela não for adiantada.

STAs: pior salário do país

Outro grande desafio compartilhado por Nilson Cardoso é a situação dos Servidores Técnico-Administrativos: baixos salários e plano de carreira defasado. “No Campus de Crateús da UECE, teve um concurso em 2017/18 e passaram cinco servidores e atualmente só restam 2 trabalhando”, expôs a jornalista. Além disso, os Campi do Interior como Aracati, Canindé, Quixeramobim dependem de auxílio da prefeitura em cederem seus servidores para auxiliar com a demanda, haja visto o número ínfimo de funcionários.

Sobre o podcast

As Cunhãs é um podcast semanal sobre política cearense comandado pelas jornalistas Inês Aparecida, Hébely Rebouças e Kamila Fernandes.

O sucateamento com as Universidades Estaduais é denunciado pelo presidente da SINDUECE a partir de 39:46.

O episódio também contou com a participação da presidente do Fórum Unificado Das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos do Ceará (FUASPEC), Ravenna Guimarães. Ela detalha a Campanha Salarial 2024, que já está em andamento, e vem ganhando adesão dos servidores de todo o estado que reivindicam o reajuste salarial, pagamento das diárias e reajuste do vale alimentação. Em fala, a sindicalista também critica a falta de diálogo e compromisso do governador Elmano e de suas secretarias com a categoria, no minuto 31:41.

Leave a comment

Leave a comment