A SINDUECE aproveitou a cerimônia de posse de novos docentes da Universidade Estadual do Ceará, que contou com a presença do governador Elmano de Freitas, para cobrar o calendário de recomposição salarial. Uma faixa com a frase “reposição já” foi estendida durante a solenidade, que aconteceu na tarde da última sexta-feira (16), no estacionamento da Reitoria da universidade, no Campus do Itaperi, em Fortaleza. Ao fim, diretoras do sindicato conseguiram abordar e conversar com o chefe do Executivo.
Segundo Raquel Dias, vice-presidenta da SINDUECE, foi relatado para Elmano de Freitas a situação da Mesa Estadual de Negociação Permanente (MENP), que em sua última rodada, realizada no dia 29 de maio, teve o diálogo limitado pela Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag). A expectativa dos servidores públicos, após acordo por meio do Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos do Ceará (Fuaspec), era que a representação do governo iria apresentar um cronograma de reposição da defasagem acumulada nos salários nos últimos anos. “A última MENP foi muito ruim, pois a Seplag fechou o diálogo, inclusive com a ausência da titular da pasta”, avaliou Raquel.
Ao abordar o chefe do Executivo, a diretoria da SINDUECE cobrou a reabertura do diálogo com a Seplag para que se possa negociar o calendário de reposição das perdas salariais restantes com início do pagamento a partir do próximo ano. Em resposta, Elmano garantiu que vai “marcar o início do calendário de reposição”. A próxima rodada da MENP está prevista para o dia 26 de junho.