SINDUECE

Eleições do ANDES-SN acontecem nos dias 10 e 11 de maio; confira onde votar

As eleições da diretoria do ANDES-SN para o biênio 2023/2025 acontecem na próxima semana, nos dias 10 e 11 de maio, em todo o país. Essa é a segunda vez, nos 42 anos do Sindicato Nacional, que três chapas disputam o pleito para direção da entidade. A primeira foi em 1996. A Comissão Eleitoral Central (CEC) divulgou as nominatas da Chapa 1 “ANDES pela base: ousadia para sonhar, coragem para lutar”; Chapa 2 “ANDES-SN Classista e de Luta” e Chapa 3 “RENOVA ANDES”. Confira aqui.

Estão aptos a votar professores/as sindicalizados/as à SINDUECE até o dia 9 de fevereiro de 2023 com contribuição em dia até 11 de março. O horário de votação é das 8h às 20h e é necessário apresentar documento de identificação com foto. Confira abaixo as oito urnas distribuídas por interior e capital em que sindicalizados/as da SINDUECE podem votar: 

Conheça as chapas que concorrem à Diretoria do ANDES-SN

O candidato a presidente pela chapa 1 é o Prof. Gustavo Seferian, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); a postulante a secretária-geral é a Profª. Fran Rebelatto, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA); e a Profª. Jennifer Webb, da Universidade Federal do Pará (UFPA), disputa o cargo de 1ª tesoureira. A chapa apresenta seis prioridades: defender uma educação pública, laica, gratuita, presencial e de qualidade; defender os direitos, salários e condições de trabalho da categoria docente; lutar contra as diferentes opressões; assegurar a liberdade de ensinar e aprender e a autonomia universitária, assentadas em um projeto classista de educação; defender ciência e tecnologia públicas, com dotação orçamentária adequada; e fortalecer a reorganização da classe trabalhadora para impedir a mercantilização da educação e avançar em espaços coletivos de luta. Leia mais no site da chapa 1.

Pela chapa 2, os candidatos são os professores André Guimarães (presidente), da Universidade Federal do Amapá (Unifap); Celeste dos Santos (secretária-geral), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel); e Plínio de Arruda Sampaio Júnior (1º tesoureiro), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Entre as propostas, estão: organizar a atuação sindical pela base por meio de assembleias e comprometida com as lutas classistas e os direitos conquistados; fortalecer as seções sindicais municipais, estaduais e federais com dificuldades de crescimento ou legalização; lutar pela regularização da negociação coletiva no setor público federal e direito irrestrito de greve; solidariedade militante e material aos movimentos das(os) trabalhadoras(es) por salário e condições de trabalho; e defesa de uma central sindical e popular. Conheça as principais propostas no link especial criado pela chapa 2.

Integram a chapa 3 o Prof. Luis Antonio Pasquetti, da Universidade de Brasília (UnB), que disputa a presidência; a Profª. Eleonora Ziller, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que concorre ao cargo de secretária-geral; e a Profª. Erika Suruagy (1ª tesoureira), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Os pilares apresentados são: autonomia e independência para o movimento docente; democracia e ampliação da mobilização, das filiações e da participação da categoria para aumentar a representatividade e a força do Sindicato; participação efetiva nas lutas em defesa da democracia, da educação, da ciência e tecnologia; e construção da unidade para que o ANDES-SN possa estar à altura do momento histórico. As demais propostas podem ser encontradas no site da chapa 3.

Leave a comment

Leave a comment