A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) recebeu nesta quinta-feira (30) o conjunto de processos de convocação e nomeação dos 175 novos docentes efetivos da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Esta é a última etapa antes da contratação dos aprovados no último concurso. Os 19 processos estão tramitando com a convocação e a nomeação de forma concomitante para acelerar as contratações.
A entrada dos 175 docentes para os cursos já existentes da UECE é aguardada com ansiedade pela Diretoria da SINDUECE, que há anos tem se dedicado a mobilizar a categoria na luta pela realização de concurso público para a universidade. “Tudo isso é fruto de muita luta do movimento sindical docente e do movimento estudantil. Cada etapa, desde a conquista das vagas, passando pela realização do concurso até a nomeação dos novos docentes, só aconteceu após muita pressão ao Governo do Estado e reivindicação da comunidade que constrói a UECE”, ressaltou Nilson Cardoso, presidente da Seção Sindical. A conquista pede ainda atenção, já que profissionais para os novos cursos, segundo informações da Reitoria durante a última reunião realizada com a direção sindical, no dia 23 de fevereiro, devem começar a ser contratados somente a partir do próximo semestre.
Após a promoção do certame, concluído no final de 2022, a homologação dos resultados finais para provimento de cargos de Professor Classe Assistente e de Professor Classe Adjunto do Quadro de Magistério Superior da UECE foi publicada no dia 3 de janeiro de 2023. De lá para cá, os 19 processos de convocação/nomeação passaram a tramitar desde o dia 27 do mesmo mês na Uece, sendo encaminhado para a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Secitece), indo depois para a Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) e, por fim, chegar à PGE. Nesta sexta-feira (31), passaram para a Consultoria Geral do órgão.
A SINDUECE parabeniza os aprovados e saúda a chegada, na esperança de contar em breve com a disposição de dos novos docentes para mais conquistas. Afinal, só a luta muda a vida!