Está disponível para download gratuito o livro “Educação do Campo no Ceará: uma forma de resistência à barbárie na perspectiva histórico-crítica”. Resultado do trabalho do Grupo de Pesquisa Ontologia do Ser Social, Educação e Emancipação Humana (GPOSSHE/UECE) e do Laboratório de Estudos sobre Ontologia do Ser Social, História da Educação e Práxis Educativa (LEPRAXIS) nos últimos cinco anos (2018-2022), a obra é uma coletânea de 19 artigos de diversos pesquisadores engajados que contribuem com o debate a respeito da Educação do Campo no Ceará.
O livro foi organizado pelo professor Frederico Jorge Ferreira Costa, da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI) e do Programa de Pós-Graduação em Educação, ambos da Universidade Estadual do Ceará (UECE), pela professora Karla Raphaella Costa Pereira, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), e pela professora Maria Aires de Lima, colaboradora do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário. Os dois primeiros também são líderes do GPOSSHE/UECE.
O livro contém artigos de vários autores que se dedicam a pensar uma práxis educativa que, mesmo lidando com as contradições capitalistas, possa atuar na construção de uma perspectiva crítico-transformadora dessas relações. “Dessa forma, os textos publicados aqui são resultado de múltiplas formas de pensar, mas que se coadunam na luta pela superação do capitalismo. Orgulha-nos a participação de profissionais da Secretaria de Educação do Estado do Ceará e, sobremaneira, de companheiras e companheiros do Movimento dos Trabalhadores sem Terra. Nós sonhamos o mesmo sonho”, afirma a apresentação da obra.