Na próxima terça-feira (4), os docentes da Universidade Estadual do Ceará (UECE) realizarão um ato na Assembleia Legislativa do Estado para marcar os 60 dias de greve. A decisão foi tomada na última Assembleia Docente, ocorrida no dia 27 de junho, que também aprovou a realização do próximo encontro da categoria nas ruas.
A manifestação começará às 8h, com ônibus saindo do Campus do Itaperi e do Centro de Humanidades às 7h30, proporcionando transporte para os participantes. Este ato tem como principal objetivo exigir a reabertura imediata da mesa de negociação, que está paralisada há 29 dias, sem nenhuma previsão de retomada.
Os docentes buscam pressionar o Governo Estadual a considerar a contraproposta aprovada na última assembleia, que foi construída e unificada entre as universidades estaduais. Entre as principais reivindicações estão a recomposição das perdas salariais, que acumulam uma defasagem de 35,7%, o destravamento dos processos de ascensão na carreira, a valorização do magistério, o aumento do investimento na infraestrutura dos campi e a ampliação da assistência estudantil.
Os comandos de greve dos campi do interior do estado já estão se organizando para garantir a participação de docentes e estudantes no ato. O transporte será custeado pelo Sindicato dos Docentes da UECE (Sinduece).