Diante dos avanços no diálogo com o Governo do Estado, o Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos do Ceará (Fuaspec) orientou a suspensão do ato unificado dos servidores públicos, que estava previsto para o dia 3 de fevereiro. Com isso, a paralisação geral das/os docentes da UECE também está suspensa. A medida foi deliberada em meio a uma sinalização positiva para a negociação salarial, prevista para ser realizada até o dia 10 de fevereiro.
Entenda as últimas movimentações
As entidades representativas do serviço público receberam um pedido de Renato Roseno, aliado histórico das nossas lutas, que agora é oficialmente interlocutor das pautas da categoria dos servidores/as estaduais com o governo. Ele garantiu que haverá uma negociação efetiva e não apenas um anúncio unilateral do governo, como ocorreu em anos anteriores.
Considerando o histórico e o compromisso político que o mandato de Renato Roseno já estabeleceu com a categoria, tanto durante a greve das universidades estaduais quanto em outros atos diversos, o pedido de suspensão do ato para negociação foi aceito.
Quanto a isso, o presidente da Sinduece, Nilson Cardoso, avalia que o movimento realizado atingiu seu propósito mesmo sem a realização do ato: “A mobilização cumpriu importante papel ao provocar a movimentação do governo. Ter o Deputado Renato Roseno reconhecido nosso interlocutor é outro grande avanço. Suspender o ato e a paralisação fazem parte desse movimento de negociação!”
A data da negociação foi marcada para a segunda-feira da próxima semana (10), conforme informado por Romeu Aldigueri, novo presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, com possibilidade de antecipação do encontro.
Dado que a paralisação deliberada em assembleia visava compor o ato unificado, e este foi suspenso, a paralisação não ocorrerá. A Sinduece orienta que o dia de trabalho siga normalmente. Novas orientações ou mobilizações serão anunciadas assim que houver atualizações sobre as negociações.
Confira o vídeo já divulgado em nossas redes sociais, com a agenda firmada com o presidente da ALECE assim como a fala do governador Elmano de que a negociação será marcada “ainda nesta semana”.