Nesta segunda-feira (17), docentes da UECE decidiram por avançar a pressão sobre o Governo Estadual, com o objetivo de conquistar um reajuste salarial com ganho real e capaz de repor as perdas acumuladas da categoria do serviço público. A decisão foi tomada em assembleia realizada no Campus do Itaperi, e prevê mobilização nesta sexta-feira (21). A medida reflete a luta do Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (Fuaspec) por um índice mínimo de negociação de 6,4%, que reflete as perdas salariais da atual gestão do governo.

Cerimônia de Posse
A nova gestão da Sinduece para o biênio 2025-2027 foi oficialmente empossada em uma cerimônia que contou com a presença de autoridades, como a deputada Larissa Gaspar (PT), o deputado Renato Roseno (PSOL) e a vice-presidenta do ANDES-SN, Raquel Dias. Também participaram representantes de outras entidades sindicais, como Ravenna Guimarães (Fuaspec), Audrey Petrola (Sinsempece), Fábio Castelo (Sindsep) e Ricardo Couto (Sindjustiça). Representações da Regional NE1 do ANDES-SN e da Sindiuva também estiveram presentes.
Durante o evento, foram reforçadas as alianças construídas pela Sinduece nos últimos anos e os desejos de uma gestão forte e representativa. A cerimônia marcou o início de um novo ciclo de lutas pela valorização dos docentes e pela defesa da educação pública.
Reajuste Salarial: Panorama da negociação
Em fevereiro, o Governo Estadual iniciou negociações com as entidades representantes do serviço público. A abertura de diálogo foi avaliada como positiva pelo sindicato, que conseguiu garantir uma nova rodada de negociações para ampliar o índice de reajuste salarial.
Na primeira reunião (7), o governador Elmano de Freitas afirmou que a reposição salarial de 2025 respeitaria a data-base e incluiria o pagamento de retroativos, além de buscar um índice com ganho real acima da inflação.
Na segunda rodada (14), sem a presença do governador, o governo apresentou uma proposta de 4,4%, abaixo do IPCA, que foi rejeitada pelas categorias. O Fuaspec contrapropôs 7,5%, considerando o IPCA de 2024 mais 2,5% (trava de valorização do salário mínimo), a proposta também foi negada. Diante do impasse, o Fórum estabeleceu um índice mínimo de 6,4%, que corresponde às perdas acumuladas do governo Elmano (2022-atual), devido ao desrespeito à data-base e à falta de ganho real.
Sem ajuste definido, as categorias pressionam por um novo índice e reforçam a importância da mobilização. “Independente de quem governa, os líderes só conhecem uma pressão: a mobilização nas ruas”, destacou um filiado na assembleia.
Os docentes da UECE devem ficar atentos aos informativos do sindicato para detalhes sobre as ações de mobilização, que serão discutidas na plenária do Fuaspec nesta terça-feira (18) e ocorrerão no Palácio da Abolição na sexta-feira (21).
Conselho Universitário da UECE
Sinduece avançou na eleição da lista tríplice para ocupar uma vaga no Conselho Universitário (Consu) da UECE. Foram eleitos Nilson Cardoso (25 votos), Raquel Dias (24 votos) e Ana Patrícia Moraes (19 votos).
Eleições do ANDES-SN e deliberações do Congresso Nacional
A vice-presidenta do ANDES-SN, Raquel Dias, atualizou a categoria sobre os principais pontos deliberados no 43º Congresso do ANDES-SN, que ocorreu entre os dias 27 e 31 de Janeiro em Vitória-ES.
A campanha “Universidades Estaduais, Municipais e Distrital: Quem conhece, defende!” será mantida e fortalecida até o 44º Congresso do ANDES-SN, com a produção de materiais sobre a defesa dos concursos públicos com Dedicação Exclusiva e a garantia de cotas afirmativas étnico-raciais, para pessoas trans (transexuais, travestis e transgênero) e para pessoas com deficiência, entre outros.
O Congresso do Andes-SN também foi eleitoral e anunciou o lançamento de quatro chapas formadas: “ANDES pela base: diversidade e lutas!”; “Renova ANDES”; “ANDES Classista e de Luta” e “Oposição para renovar o ANDES-Sindicato Nacional”.
Para a homologação, as chapas deverão apresentar a composição completa – 83 cargos – até 6 de março, observando a paridade de gênero na composição.para a homologação.
A eleição da nova diretoria para o biênio 2025/2027 acontece nos dias 7 e 8 de maio de 2025. Saiba mais sobre todas as deliberações do 43º Congresso do ANDES-SN.
Homenagem ao prof. Erasmo Ruiz
Durante a assembleia, os docentes também homenagearam o professor Erasmo Ruiz, falecido recentemente. Ruiz foi um pioneiro nos estudos de tanatologia no Ceará e deixou um legado significativo na universidade e no sindicato. O presidente da Sinduece, Pedro Costa, destacou suas contribuições, e a assembleia respondeu com um emocionante “Erasmo, presente! Hoje e sempre”.
Moção Solidariedade: Ravenna Guimarães
A assembleia docente também aprovou por unanimidade uma moção de apoio à luta da coordenadora do Fuaspec, Ravenna Guimarães, e em reconhecimento ao seu trabalho incansável em defesa do serviço público.
O machismo estrutural ainda se reflete na política e nos espaços de construção das lutas, tornando-os hostis às mulheres, especialmente às sindicalistas, que rompem com a lógica dominante e se colocam na linha de frente dos movimentos. Aquelas que ousam lutar e defender seus ideais frequentemente são descredibilizadas e enfrentam tentativas de silenciamento por meio da imposição do tom de voz e da intimidação corporal para calá-las.
No entanto, as mulheres resistem ocupando cada vez mais esses espaços e mostrando que não estão sozinhas — e que não recuarão. Nesta luta, é fundamental também que os aliados se posicionem ativamente, unindo-se ao coro contra qualquer forma de intimidação direcionada às mulheres. O lugar de mulher é na política e onde ela desejar.
Um abraço à companheira Ravenna e agradecimento pela luta fundamental desenvolvida. Estamos juntos e juntas nessa luta!
















