O ato em alusão ao 1º de Maio, Dia Internacional dos Trabalhadores e das Trabalhadoras, será realizado pelo segundo ano consecutivo no bairro Pirambu, em Fortaleza. Após anos de ataques, perda de direitos e aumento da miséria e da fome, a atividade de rua convocada de forma unificada pela CUT Ceará, CTB, Intersindical, Coletivo Sindical e Popular Travessia, CSP Conlutas, e as Frentes Brasil Popular, Povo Sem Medo, retorna diante de uma nova perspectiva no país.
A concentração do ato será no cruzamento das avenidas Leste-Oeste e Dr. Theberge, a partir das 8h. Com o mote “em defesa da revogação das reformas antipovo, emprego, renda, salário mínimo valorizado, contra os juros altos e pela vida das mulheres”, a marcha dos trabalhadores percorrerá as principais ruas do bairro em direção à Areninha Pirambu, onde serão ofertados serviços do IDT/SINE.
Um conjunto de ações voltadas para os trabalhadores será realizado pelo Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) na Areninha Pirambu, a partir das 8h. A ação acontece em parceria com o Governo do Ceará por meio da secretaria do trabalho do Ceará. Durante toda a manhã, os trabalhadores que comparecerem ao local, contarão com uma programação diversificada que inclui oferta de vagas de emprego, cadastro para oportunidades de trabalho, orientação e concessão de crédito pelo programa Ceará Credi, além de encaminhamentos para serviços autônomos. Haverá ainda orientação profissional, atendimento para profissionais autônomos e pessoas com deficiência, cadastro, tira-dúvidas e habilitação ao seguro-desemprego, acesso ao microcrédito, e outras atividades voltadas à informação e a geração de oportunidades de trabalho e renda.
Sessão solene
Na sexta-feira, dia 28 de abril, a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) realiza a partir das 10h, no Plenário 13 de Maio, uma sessão solene em celebração ao Dia dos Trabalhadores e das Trabalhadoras. O evento, proposto pelo deputado De Assis Diniz (PT), terá transmissão ao vivo pela TV Assembleia, site e redes sociais do Legislativo. Serão homenageados trabalhadores e dirigentes sindicais de diferentes setores da sociedade, que foram indicados pelo parlamento e pelos movimentos sociais e sindicais.
Conheça as 15 pautas nacionais do 1º de Maio Unificado de 2023:
- Fortalecimento das negociações coletivas
- Mais empregos e renda
- Fim dos juros extorsivos
- Política de valorização do salário mínimo
- Direitos para todos
- Revogação dos marcos regressivos da legislação trabalhista
- Fortalecimento da democracia
- Aposentadoria digna
- Trabalho igual, salário igual – Convenção 156 (OIT)
- Valorização do servidor público – Convenção 151 (OIT)
- Contra o assédio moral, a violência e o racismo
- Revogação do “Novo” Ensino Médio
- Desenvolvimento econômico e social
- Regulamentação do trabalho por aplicativos
- Em defesa das empresas públicas
SERVIÇO
Ato de 1º de Maio 2023
Horário: 8h
Local da concentração: cruzamento das avenidas Leste-Oeste e Dr. Theberge. Pirambu, Fortaleza/CE
Texto da ascom da CUT Ceará com informaçõs do IDT e da CUT Brasil com edição nossa.