SINDUECE

Fuaspec e governo do Ceará fecham acordo com reajuste de 5,83% para servidores; universidades terão acréscimo de 3%;

Fuaspec e governo do Ceará fecham acordo com reajuste de 5,83% para servidores; universidades terão acréscimo de 3%;

Após uma densa negociação, o Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (Fuaspec) e o governo do Estado chegaram a um acordo nesta sexta-feira (21), definindo um reajuste salarial linear de 5,83% para os servidores públicos. Além disso, as universidades estaduais terão um acréscimo de 3% a partir de março, fruto de conquistas anteriores do movimento docente.

O reajuste de 5,83% será dividido em duas partes: 4,83% com retroativos pagos já em março, e 1% a partir de setembro. O governador Elmano de Freitas anunciou o acordo em suas redes sociais e garantiu o envio do projeto de lei na semana seguinte para assegurar o pagamento com brevidade.

Fotos: Raquel Lima/Sinduece

Enquanto as negociações ocorriam, servidores públicos realizaram um protesto no cruzamento da Avenida Tenente Benévolo com a Silva Paulet, no “Bloco do Reajuste Salarial na Rua”, pressionando por um índice maior. A mobilização foi marcada por cantos, máscaras e estandartes, reforçando a importância da luta por um reajuste com ganho real.

Após quase quatro horas de negociação, as/os coordenadoras/es avaliaram o processo como desafiador, mas destacaram a importância do protesto realizado. “A mobilização realizada hoje foi fundamental, saímos de 4,4% para 4,83 na última reunião. Nesta foi proposto 0,5% em dezembro, a qual refutamos reivindicando 1%. A luta continuou pela definição do mês. Inicialmente pedimos janeiro, mas pela negociação chegamos em setembro”, declarou o tesoureiro da Sinduece, Nilson Cardoso, que compõe atualmente a coordenação do Fuaspec e esteve nas três rodadas de negociação.

As universidades estaduais terão também a partir de março um acréscimo de 3% sobre o vencimento-base, conquistado em negociação em mesa específica, em novembro, após acordo firmado pelo fim da greve com o governo do Estado. “Nossa mobilização hoje foi fundamental para derrubar um cenário que inicialmente sequer compensaria a inflação (4,4%)” e “Cada passo a frente, contanto que seja a frente é a prova que a luta vale a pena”, avalia o sindicato após as negociações.

Com o encerramento da Campanha Salarial 2025, o Fuaspec já se prepara para as mobilizações do próximo ano, visando a recomposição salarial e a valorização dos servidores públicos.

A Sinduece continua na luta por mais docentes, autonomia universitária e melhores condições de trabalho, reforçando o compromisso com uma universidade pública, gratuita e socialmente referenciada.

Fotos: Raquel Lima/Sinduece

Leave a comment

Leave a comment