As três seções sindicais e a Regional Nordeste I do Andes-SN estiveram reunidas com a representação do Governo do Estado, o Secretário Executivo de Articulação Política, Miguel Braz e parlamentares indicados como liderança, os Deputados Guilherme Sampaio e Missias Dias.
O encontro ocorreu no dia 30 de abril e durou mais de 10 horas de negociação. A análise dos pontos prioritários envolveu elementos da carreira, concurso e ganhos financeiros.
Sobre a carreira, o Governo propõe a aprovação do Projeto de Lei que trata das ascensões, ampliação em 25% do quadro de cargos. Outro ponto arrancado foi a ampliação da carreira, trazendo a classe Titular acessível por promoção, a partir de 2026.
Na pauta econômica, além dos ganhos em 10% para o PCCV com a integração do Titular, haverá concessão de abono, com pagamento único no mês de dezembro, alcançando efetivas(os), aposentadas(os) e professoras(es) com vínculo temporário.
A proposta também envolve a convocação de pessoal em cadastro de reserva além das vagas aprovadas e realização de concursos para preenchimento de vagas vacantes no último edital. O Governo já requisitou e comprometeu-se em traçar plano que contemple a manutenção e a ampliação da infraestrutura das Universidades Estaduais, o que virá ainda neste ano.
Por fim, apresentamos a importância da pauta do Movimento Estudantil, firmando compromisso de mesa ainda no início de maio, garantindo a discussão de suas reinvindicações.
Consideramos que foi um avanço importante do movimento que está em greve, considerada ilegal. Não recuamos ante às opressões e agora temos uma proposta a ser avaliada pela categoria.
Haverá assembleia da Sinduece em 02/05 (14h), na Sindurca em 03/05 (9h) e na Sindiuva no dia 06/05 (9h). Reafirmamos, lutar não é crime.
As Direções da Sinduece, Sindurca e Sindiuva.
Seguimos firmes na luta!