SINDUECE

Mais de 30 entidades do serviço público comparecem a audiência realizada na Assembleia Legislativa para reivindicar recomposição salarial

Na última quinta-feira (28), representantes de 32 entidades sindicais participaram de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) para debater a Campanha Salarial 2025 e protestar contra os reajustes salariais insuficientes promovidos pelo Governo do Estado nos últimos anos. A audiência denunciou a desvalorização do serviço público e reforçou a necessidade de um aumento real nas remunerações.

A audiência foi convocada pelos deputados Martinha Brandão (Cidadania) e Renato Roseno (PSOL), que destacaram a importância da Alece como mediadora entre os servidores e o governo.

Proposta de reajuste

Proposta de reposição salarial apresentada por Lúcio Maia na Audiência Pública (FUASPEC)

Durante o encontro, Lúcio Maia (Sintaf) apresentou a proposta do Fuaspec, que sugere um reajuste de IPCA + crescimento do PIB, totalizando 8,67%. O estudo destaca que o estado tem capacidade orçamentária para atender à demanda e defende a data-base de 1º de janeiro para sua aplicação.

Participação Sinduece

O presidente da Sinduece, Nilson Cardoso, compôs a mesa e enfatizou a necessidade de uma negociação justa e do direito à luta dos servidores públicos. “A negociação pressupõe um dado, e o que nós temos vivido é a ausência do número ou ele vem posterior à data-base (janeiro), apenas como uma imposição do governo”, destacou Nilson, reforçando a importância da pressão da categoria para garantir o respeito à data-base. Também criticou a criminalização dos movimentos sindicais, como ocorreu na greve das universidades estaduais, e manifestou solidariedade ao Sindppen-CE e à sua dirigente Joélia Silveira, alvo de repressão recentemente.

Nilson Cardoso, presidente da Sinduece, compõem a mesa das entidades sindicais para reivindicar reajuste salarial. (Raquel Lima/Ascom Sinduece)

Encaminhamentos

Daliene Fortuna, representante da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), afirmou que as demandas seriam repassadas ao secretário, sem apresentar qualquer decisão concreta.

O deputado Renato Roseno propôs a manutenção de mesas de negociação específicas (MENPs) com interlocutores estaduais que tenham poder de decisão, além de sugerir a inclusão de parlamentares com perfil de diálogo com a categoria dos servidores públicos para fortalecer e fiscalizar o andamento das negociações. Ele também pediu que o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) seja apresentado até 19 ou 20 de dezembro, como forma de assegurar maior transparência e planejamento. Por fim, Roseno citou o governador Elmano de Freitas o cumprimento de sua palavra em respeitar a data-base e garantir ganhos reais para os servidores.

Unidade pela valorização

A audiência foi vista como um marco para fortalecer a união das categorias e intensificar a pressão por uma recomposição salarial que valorize o serviço público cearense.

(Raquel Lima/Ascom Sinduece)

A audiência foi transmitida na Rádio ALECE FM e em transmissão ao vivo no Youtube, contando com ampla audiência nos interiores do estado. A gravação já está disponível na internet, confira:

Leave a comment

Leave a comment