Na tarde desta quarta-feira (17), ocorreu a primeira rodada da mesa de negociação específica para discutir a recomposição das perdas salariais de 35,7% dos docentes das universidades estaduais do Ceará. O encontro, realizado no Palácio da Abolição, contou com a participação das três seções sindicais (Sinduece, Sindiuva e Sindurca) e da Regional NE1 do ANDES-SN, que apresentaram a proposta de equiparação salarial da carreira MAS.
Representando o governo, estavam presentes Miguel Braz, Secretário de Articulação Política; Rafael Machado, Procurador Geral do Estado; Garrido Braga, Secretário Executivo da SEPLAG; e Sandra Monteiro, Secretária da SECITECE.
A reunião foi um momento inicial de exposição da contraproposta construída pelas três seções sindicais, aprovada em assembleia da categoria. A proposta foi bem recebida pelos representantes do governo, que fizeram considerações construtivas sobre as demandas apresentadas. A boa receptividade sugere um avanço positivo nas negociações.
Encaminhamento
Os órgãos responsáveis terão até setembro para realizar os estudos necessários sobre a pauta apresentada pelas seções sindicais. A partir desses estudos, será possível avançar para a segunda mesa de negociação, onde as propostas serão discutidas mais detalhadamente.
—-
A recomposição salarial foi uma das pautas centrais da greve docente 2024, professoras e professores das universidades estaduais têm enfrentado uma defasagem significativa em seus vencimentos nos últimos 8 anos. A continuidade das negociações, manutenção do diálogo aberto e a celeridade na apresentação de proposta que atenda as reivindicações dos docentes serão prioridade na incidência do Sindicato.
Contraproposta-Forum-das-3