Desde o dia 6 de outubro, início da Semana Universitária da UECE, a Sinduece está coletando assinaturas de docentes em apoio à resolução coletiva sobre o acesso à classe Titular.
A iniciativa ocorreu após a aprovação da resolução proposta (leia a resolução na íntegra) em Assembleia Docente, realizada em 17 de setembro, construída coletivamente por meio dos debates do GT Carreira e avaliações no principal espaço de decisão da categoria.




Desde então, a entidade produziu materiais informativos e sintéticos para ampla divulgação entre as(os) docentes e encaminhou um abaixo-assinado a diversos campi da universidade por meio do Conselho de Representantes. O documento já reúne dezenas de assinaturas e deve crescer até o dia da votação no Conselho Universitário (CONSU).
Na ocasião, a Sinduece defenderá a proposta e pedirá o apoio dos demais membros do CONSU à resolução coletiva elaborada pelo movimento docente.
“O Titular é uma conquista direta da greve que realizamos em 2024. É justo e coerente que professoras e professores tenham papel ativo neste momento de construção da resolução, por isso, rejeitamos quaisquer medidas que criem diferenciações entre nós.
Nosso texto coletivo defende que a consolidação dessa conquista incluída, agora, na carreira, dê conta da diversidade da docência, que envolve ensino, pesquisa, extensão, graduação, pós-graduação e gestão. Estamos certos de que essa resolução pode efetivar nossa maior conquista da greve com a defesa de que todos e todas possam chegar ao topo da carreira ao longo de sua trajetória docente.”, expõe Pedro Costa, presidente da Sinduece.
O abaixo-assinado segue em circulação. Docentes interessados(as) podem se comunicar com a Sinduece pelos canais oficiais para saber os pontos de coleta de assinatura.


