“Se muito vale o já feito, mais vale o que será”. Com as célebres palavras de Milton Nascimento e Fernando Brant, a SINDUECE recepcionou os novos e as novas docentes que tomaram posse na tarde desta sexta-feira (16) na Reitoria da Universidade Estadual do Ceará, no Campus do Itaperi, em Fortaleza. Diretores da seção sindical entregaram para eles e elas um mimo de boas-vindas e uma breve apresentação do movimento sindical docente na universidade.
“Estamos aqui agora para dizer aos novos docentes e às novas docentes que a história de docência se faz na luta e fazer um convite para conhecer a SINDUECE”, afirmou Raquel Dias, vice-presidenta do sindicato.”
Confira a apresentação entregue:
“Se muito vale o já feito, mais vale o que será”. Com as célebres palavras de Milton Nascimento e Fernando Brant, nós da SINDUECE celebramos sua chegada como docente à Universidade Estadual do Ceará. Hoje, a felicidade não é apenas sua e de sua família por tamanha conquista, é também de toda a comunidade acadêmica que luta em defesa da UECE.
A entrada de novos/as docentes é fruto de uma luta árdua para construir uma universidade pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada. Sua jornada como docente efetivo/a da UECE começa oficialmente agora, mas nós sabemos que o caminho foi longo até chegar a este momento de comemoração. Como continua a dupla Milton/ Brant, “E o que foi feito é preciso conhecer para melhor prosseguir”. Por isso, além de saudar sua conquista, gostaríamos de apresentar a SINDUECE e o movimento sindical docente, que há décadas se organizam em defesa da carreira, do serviço público e da UECE.
A SINDUECE nasce em 2002 como uma seção sindical do ANDES-SN na UECE para representar os/as docentes com a perspectiva de defesa da autonomia universitária (essa luta permanece atual quando falamos, por exemplo, da autonomia para realização de concurso público para reposição de vagas – o que até o momento não existe – que ficam vazias por exoneração, aposentadoria ou falecimento). De lá para cá, muitas conquistas foram alcançadas, como o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV), a entrada de mais docentes, melhor infraestrutura para os campi e reposições salariais.
Como seção sindical do ANDES-SN, a SINDUECE tem atuação política que articula as pautas em defesa do serviço público, da carreira docente e das universidades públicas com a conjuntura nacional. Destacamos a atuação do Sindicato na mobilização contra medidas como a Emenda Constitucional 95 (PEC do Teto de Gastos), as reformas da Previdência, Trabalhista e Administrativa, bem como os muitos atentados do (des)governo de Bolsonaro à população brasileira.
A conquista deste último concurso e a efetivação de sua entrada como docente faz parte desta histórica mobilização em defesa da UECE, que não se encerra hoje. Portanto, fica aqui o convite para que você possa conhecer mais sobre a SINDUECE e fazer parte junto conosco do movimento sindical docente.
Uma das primeiras reivindicações que se impõem é pela possibilidade de Dedicação Exclusiva para todos/as docentes da UECE. Isso era uma conquista firmada que garantia a qualidade do trabalho docente, mas que foi retirada do último certame.
Venha construir conosco essa mobilização. Afinal, só a luta muda a vida!