SINDUECE

Contraproposta do Governo – Sinduece convoca assembleia para avaliar contraproposta de reajuste salarial do governo estadual

A Sinduece realizará, na próxima sexta-feira (29), uma assembleia com a categoria docente para debater a proposta apresentada pelo Governo do Estado na terceira rodada da mesa de negociação específica para tratar a reposição salarial. O governo propôs um reajuste de 3% sobre o vencimento-base, além do reajuste anual do serviço público, justificando limitações orçamentárias.

Na reunião, que contou com as três seções sindicais (Sinduece, Sindiuva e Sindurca) e representantes da Secitece, Seplag e PGE, também foi apresentada o texto da minuta de lei para solucionar o parecer da PGE que restringia direitos retroativos dos docentes e para criação de cargos para as universidades estaduais. O projeto foi enviado à Assembleia Legislativa, na última terça-feira (26), aprovado nas comissões e aguarda homologação do governador.

Entidades sindicais discutem com o Governo do CE índice de reposição salarial (Raquel Lima/Ascom Sinduece)

Embora tenha havido avanços na questão dos retroativos, a ausência de um calendário para recomposição salarial gerou indignação. Fernando Castelo Branco, presidente em exercício do Sindurca, destacou: “Nós estamos abertos a uma reposição gradativa, pois sabemos da dificuldade em fazer uma recomposição total, mas não apresentar um cronograma de reposição salarial é enrolação.”

(Raquel Lima/Ascom Sinduece)

Representando a Sinduece, Nilson Cardoso e Jaqueline Rabelo reforçaram a necessidade do calendário de reposição e que o índice apresentado ainda não representa um ganho real nem as expectativas da categoria. “Saímos de greve para discutir o índice sem tensionamento. Tem professor da educação básica com apenas uma graduação que termina sua carreira ganhando mais do que um professor universitário com mestrado. Nós, servidores, estamos sustentando os investimentos, concessões e liberações de imposto do Estado,” apontou Cardoso. Jaqueline complementou: “Pelo menos um cronograma de reposição salarial. Não aceitamos menos que isso.”

Com a pressão das entidades sindicais, conquistou-se a reabertura da mesa específica de negociação em fevereiro de 2025, quando o governo deve apresentar estudos orçamentários e previsões de índices para recomposição das perdas salariais.

A reabertura da mesa de negociação específica está prevista para fevereiro de 2025, quando o governo deverá apresentar estudos orçamentários e índices de reajuste para os próximos anos. Enquanto isso, as assembleias das seções sindicais estão sendo convocadas para deliberar sobre os encaminhamentos.

Serviço

A assembleia da Sinduece será realizada no dia 29 de novembro. Participe e contribua para as decisões que impactam a categoria.

Leave a comment

Leave a comment