SINDUECE

PL que garante reajuste de 3% para docentes do Magistério Superior é aprovado no Ceará

Nesta terça-feira (18), foi aprovado o Projeto de Lei (PL) que garante o reajuste de 3% para as/os docentes do Magistério Superior (MAS) das universidades estaduais do Ceará (UECE, URCA e UVA). Com a aprovação, o índice de reajuste já estará garantido na folha de pagamento de março.

Esta conquista histórica é fruto da mobilização sindical das seções sindicais do ANDES-SN – Sinduece, Sindurca e Sindiuva – durante a greve docente ocorrida entre abril e junho de 2024 e da atuação na mesa de negociação específica pela Valorização da Carreira (MAS), conquistada no acordo que encerrou o movimento. A mesa foi criada para discutir as perdas salariais da categoria docente e a equiparação do vencimento-base com os professores da rede básica estadual (MAG), que exercem função social equivalente.

O reajuste de 3% será aplicado sobre o vencimento-base das/os docentes, somando-se ao reajuste salarial linear de 4,83% (retroativos a janeiro) e 1% (a partir de setembro) concedido a todos os servidores públicos do Ceará.

Próximos Passos
A Sinduece já anunciou que seguirá articulando pela reabertura da mesa de negociação e pela reposição da defasagem salarial das professoras e professores do ensino superior das estaduais do Ceará. O sindicato reforça o compromisso com a valorização da carreira docente e com a defesa da educação pública de qualidade.

Contexto da Conquista
A greve de 2024 foi alvo de criminalização, mas isso não impediu o crescimento da mobilização, que reivindicava a reposição das perdas salariais – que somavam 35,7% – e melhores condições de trabalho. Desde o acordo firmado em junho de 2024, o movimento conquistou:

  1. aprovação do PL das Ascensões, que solucionou um parecer da Procuradoria Geral do Estado (PGE) que paralisava os processos de ascensão funcional.
  2. inclusão da classe Titular no PCCV, uma conquista histórica para a categoria.
  3. pagamento de um abono salarial em parcela única, realizado em outubro de 2024.
  4. ampliação de 25% dos cargos existentes no ocupacional do MAS.
  5. instalação da mesa de negociação específica para discutir a valorização da carreira do MAS.

convocação das 35 vagas do cadastro de reserva, também conquistada durante as negociações, segue aguardando concretização.

Leave a comment

Leave a comment